7 dicas infalíveis para projetar pequenos ambientes

Com o adensamento das cidades e uma rotina de trabalho cada vez mais dinâmica houve um crescimento na demanda por habitação nos grandes centros urbanos. Isso levou a um fenômeno que tem se intensificado a cada dia: a criação de imóveis cada vez menores, próximos a eixos de transporte coletivo e com alta valorização do metro quadrado.

Levando em conta essa forte tendência, hoje apresentamos algumas dicas de como fazer um projeto de sucesso para pequenos ambientes.

1 – Especificar móveis multifuncionais que podem ser utilizados em diversas ocasiões pelos moradores.

Por exemplo, uma mesa para fazer refeições, trabalhar e estudar ou bancos que podem ser utilizados como mesa de apoio ou assentos extras quando o morador receber visitas.

2 – Maximizar o espaço de armazenamento.

Utilizar bancos, camas e móveis que disponibilizem espaço de armazenamento para os objetos dos moradores. Em apartamentos pequenos, esses espaços são valiosos.

3 – Utilizar cada cantinho disponível e propor soluções criativas para o uso dos espaços.

Um projeto de móveis planejados será um grande aliado para tornar os ambientes completos e funcionais.

4 – Integrar os ambientes pode ser uma ótima solução para proporcionar amplitude ao projeto, mas caso precise dividir algum deles, uma ótima ideia é utilizar divisórias em marcenaria que no geral ocupam menos espaço que uma parede convencional e podem funcionar também como estante ou armário.

5 – Um projeto de iluminação diferenciado pode valorizar os ambientes.

As lâmpadas e luminárias em sua maioria não ocupam espaços físicos relevantes, mas podem criar efeitos incríveis que influenciam na percepção dos mesmos e transformam a experiência dos moradores.

6 – Cores mais claras aumentam a sensação de amplitude dos ambientes, mas não leve isso como regra.

Entenda quais são as preferências dos moradores e proponha uma solução personalizada.

7 – Utilize a tecnologia como aliada.

Em pequenos ambientes o uso da tecnologia pode ser um grande aliado na hora de dar aquele toque especial, aumentando a personalização e sofisticação em cada um deles. É possível utilizar sistemas de automação residencial para controle de cortinas, luzes, som ambiente, segurança, entre outros, com custos proporcionais ao tamanho dos ambientes e as funcionalidades que os moradores desejam usufruir.

Post escrito por nossa parceira, Giovanna Falconi, proprietária da GIF Arquitetura. Acesse o site e confira o trabalho dela!

Compartilhar

Pesquisar