10 coisas que você precisa saber sobre casas inteligentes

 

1. Tudo pode ser controlado a partir de um único dispositivo

Com o sistema de automação residencial Control4 você pode controlar e executar diversas tarefas e processos cotidianos de sua residência utilizando um único dispositivo, como um touch screen, um controle remoto ou seu smartphone.

2. A automação residencial vai muito além de conforto e conveniência

As casas inteligentes proporcionam aos seus moradores muito mais do que conforto e conveniência. A automação residencial permite que você e sua família tenham experiências diferenciadas de entretenimento, ao mesmo tempo que gera economia e sustentabilidade através da iluminação inteligente, possibilita o monitoramento interno e externo do seu lar e o controle e interação com o sistema de onde estiver. Os benefícios são diversos!

3. O projeto é totalmente adequado às suas necessidades

O projeto do sistema de automação residencial é especificado e personalizado de acordo com as necessidades, preferências e rotinas da sua família

Você pode, por exemplo, simular presença enquanto estiver viajando, acender as luzes e abaixar as cortinas ao escurecer, receber um alerta no seu smartphone caso tenha esquecido de fechar a porta, programar a temperatura dos ambientes de acordo com a temperatura do dia, etc. Tudo é discutido, planejado e programado de acordo com seus interesses.

Planeje seu projeto aqui.

4. A inteligência das casas gera economia e sustentabilidade

O sistema de automação residencial, se bem projetado, faz com que você economize nas contas ao final do mês. Com a possibilidade de integração de diversos dispositivos e a ampla gama de funcionalidades que o sistema de automação Control4 possui, seu projeto pode ter como foco eficiência energética para sua residência.

Por exemplo, você pode utilizar sensores de luminosidade para, de maneira automática, apagar as luzes e abrir as cortinas no início da manhã e acender as luzes e fechar as cortinas no final da tarde. Outra possibilidade é utilizar sensores de presença e movimento para acender e apagar as luzes e ligar e desligar os ares-condicionados. Sem falar na dimerização das lâmpadas, que reduz o consumo de energia elétrica e deixa os ambientes da residência mais aconchegantes.

5. A automação residencial é modular e escalável

O projeto do sistema de automação residencial não precisa ser executado de uma única vez. Você pode iniciá-lo por um ambiente da casa ou por uma necessidade específica e expandi-lo com o tempo. No início da obra, um bom profissional projeta toda a infraestrutura necessária para o sistema de automação residencial e os demais sistemas integrados a ele, como por exemplo, áudio, climatização, conectividade, iluminação, motorização, segurança e vídeo. Isso permite a você planejar a execução do projeto de acordo com seu fluxo financeiro. Você pode iniciá-lo, por exemplo, pelo sistema de iluminação inteligente na sala de estar e jantar e depois de alguns meses, expandi-lo para os quartos e área gourmet. O mesmo pode ser feito com os demais sistemas.

6. A automação pode ser sem fios e sem quebra-quebra

O sistema de automação residencial sem fios é ideal para imóveis recém-reformados ou famílias que não queiram iniciar uma obra naquele momento. Oferece facilidade ímpar para a instalação, programação e manutenção das suas soluções, pois aproveita boa parte da infraestrutura já existente para o seu funcionamento. Flexibilidade e praticidade são suas principais vantagens, além de entregar as mesmas funcionalidades do sistema de automação cabeado.

Quer comparar o sistema de automação cabeado e sem fios? Leia mais aqui.

7. Não são apenas casas que podem ser inteligentes

Academia, apartamentos, condomínios, consultórios, escritórios, estabelecimentos comerciais, hotéis, hospitais, restaurantes, salas de conferência, salas de reunião, sítios e muito mais!

A automação integra e coordena os diversos dispositivos eletrônicos e mecânicos existentes nos ambientes, criando experiências e interações personalizadas de acordo com as necessidades de cada um deles.

8. O custo-benefício a longo prazo é incontestável

Projetar uma casa inteligente não é como comprar um produto com preço tabelado. O sistema de automação residencial e os sistemas integrados a ele possuem alto grau de personalização e por isso os valores envolvidos dependerão das suas necessidades, preferências e principalmente das suas escolhas.

Os benefícios no curto e longo prazo também dependerão dessas escolhas, mas o sistema proporciona basicamente: conforto, conveniência, economia, entretenimento, praticidade, segurança, entre outros.

9. Atualmente é uma das soluções mais procuradas para a segurança patrimonial

Os brasileiros apontam, segundo estudo realizado pela AURESIDE – Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial, que uma das funcionalidade mais importantes do sistema de automação residencial é a segurança patrimonial.

Através do seu smartphone, você pode monitorar os ambientes da sua casa por meio das câmeras de segurança, receber alertas caso haja alguma movimentação anormal, trancar e destrancar as portas e portões, acender e apagar as luzes para simular presença de pessoas na residência e muito mais. Tudo isso para manter sua paz de espírito onde estiver!

10. Apesar de parecer distante, a automação já é uma realidade nos lares brasileiros

A automação residencial já é uma realidade no Brasil e no mundo.

Segundo o mesmo estudo realizado pela AURESIDE, apesar de somente 4,3% dos lares terem dispositivos automatizados no Brasil, o crescimento do mercado e sua popularização fez com que mais de 67,3% das pessoas se familiarizassem com o conceito. Atualmente, muitos dos novos empreendimentos estão sendo entregues com a infraestrutura ou com o próprio sistema de automação residencial instalado.

Ainda segundo a AURESIDE, 68,4% dos brasileiros gostariam de ter automação em suas casas. Você já faz parte dessa parcela da população?

Compartilhar

Pesquisar